Existem disponíveis no mercado diferentes tipos de TNT. Devido à grande variedade de técnicas de produção, esse material pode desenvolver muitas características distintas, tornando-o ideal uma vasta utilização.
Continue a leitura deste artigo e compreenda os diferentes tipos de TNT, como eles são produzidos e suas utilidades.
O termo “nãotecido”, também conhecido como TNT, refere-se a uma categoria de materiais têxteis que são fabricados sem o uso de tecelagem tradicional. Em vez disso, esses materiais são produzidos através de processos de ligação de fibras, por agulhamento, calor, jatos d’água, solvente ou utilização de outros produtos químicos colantes.
Isso significa que as fibras são unidas diretamente, sem passar pelo processo de tecelagem, o que resulta em um tecido que não tem uma estrutura de trama como os tecidos convencionais.
Devido à sua variedade de características alcançáveis, os nãotecidos possuem utilidade em uma ampla gama de mercados, incluindo:
Isso se deve, especialmente, a fatores como:
Eles podem ser alterados para adicionar propriedades ao TNT, com base em requisitos e necessidades funcionais, de forma a se adaptar a diversos tipos de aplicações.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Existem diversos tipos de produtos nãotecidos, cada um deles possui características que os tornam únicos e podem ser destinados a fins específicos. Os principais tipos de TNT são:
Os não tecidos Spunlace são usados em objetos como:
Para fazer um nãotecido spunlace, jatos de água de alta pressão são aplicados a uma ou mais camadas de teia de fibra, e a água empurra as fibras em um padrão semelhante a renda.
Esta composição é forte devido à irregularidade do entrelaçamento de fibra. É valorizada por sua alta taxa de absorção, o que o torna perfeito para limpar respingos ou aplicar soros cosméticos por meio de máscaras faciais.
Para formar um nãotecido spunbond, o polímero é esticado em um padrão semelhante a uma teia ao longo de uma correia transportadora. Com a adição de processos de ligação químicos, térmicos ou mecânicos, as fibras formam um tecido forte e durável, frequentemente usado para itens como forro ou filtros.
Semelhante a um não tecido spunbond, um não tecido meltblown também usa polímero. No entanto, o polímero é alimentado através de uma matriz linear para formar fibras longas e finas. Essas fibras são submetidas a jatos de ar quente e forçadas a uma tela para formar um tecido na forma de um filtro fino e autocolado.
Os tecidos não tecidos Meltblown são amplamente utilizados na produção de:
Frequentemente, nãotecidos meltblown são adicionados a nãotecidos spunbond para criar teias SM ou SMS. Este tipo de TNT é trilaminado, ou seja, composto por:
Uma camada superior de polipropileno spunbond + Uma camada intermediária de polipropileno fundido + Uma camada inferior de polipropileno spunbond.
O polipropileno spunbond tem muitas propriedades excelentes, sendo a resistência e a durabilidade apenas duas delas. Por outro lado, o meltblown tem propriedades de tração relativamente fracas, mas devido às fibras menores e à maior área de superfície absorvida pelas fibras, ele tem excelentes propriedades de absorção e barreira.
Assim, juntos, eles podem criar um produto forte que também pode oferecer uma barreira para fluidos e partículas.
Os diferentes processos para criar o TNT resultam em tecidos diferentes, todos com usos especializados.
É importante entender como esses nãotecidos são feitos, pois o processo de fabricação e os materiais usados afetam a decisão quanto ao tipo de TNT a ser escolhido. Mas esteja certo de que, qualquer que seja o nãotecido que você usar, sua escolha será durável e econômica! Para conhecer todos os tipos de TNT disponíveis em nossa loja, clique aqui.
Artigo Publicado em: 25 de out de 2021 e Atualizado em: 08 de abril de 2024