Fabricação de Nãotecidos. Os nãotecidos são materiais mais comuns do que muitos imaginam. Eles podem ser utilizados em diferentes setores e para inúmeros fins. Suas características únicas do produto final podem depender de como esse nãotecido é fabricado.
Spunlace, spunbond, meltblown são alguns dos tipos de nãotecido mais consumidos no mundo. Continue a leitura deste artigo e conheça melhor as técnicas de fabricação do Nãotecido.
Conhecido popularmente como TNT, os nãotecidos nada mais são do que materiais têxteis fabricados a partir do entrelace das fibras de polipropileno, um tipo de polímero termoplástico facilmente moldável que utiliza diversas técnicas para originar características únicas.
Dependendo do processo de enobrecimento pelo qual é submetido, o TNT pode ter mudanças em suas características finais. Por isso, é possível dizer que cada tipo de nãotecido pode ter um melhor rendimento em determinados setores.
Existem 3 técnicas principais de fabricação do TNT. A primeira envolve jatos de água, a segunda é realizada por meio de substâncias químicas colantes e finalmente a terceira que utiliza sopros de ar quente. Entenda a seguir como funciona cada uma dessas técnicas:
Nomeada como Spunlace, essa técnica é comumente usada na fabricação de nãotecidos que atendam áreas relacionadas à saúde e aplicadas a produtos como máscaras faciais, lenços umedecidos, lençóis hospitalares, aventais, entre outros.
Durante o processo de produção, os fios de polipropileno são expostos a jatos d’água de alta pressão. Com a sobreposição de diversas camadas de fibras, a água é responsável por empurrá-las e uni-las, formando um padrão semelhante ao de uma renda. A principal característica que esse tipo de fabricação pode dar ao não tecido é a sua alta taxa de absorção.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Para fabricar esse tipo de produto, o polipropileno é esticado em um tipo de padrão semelhante a uma teia e disposto ao longo de uma grande correia transportadora.
Ao ser alongado, o polímero recebe a adição de processos de ligação químicas, térmicas ou mecânicas. Com isso, as fibras formam um tecido forte e durável, frequentemente usado para itens como forro ou filtros.
O último tipo de fabricação dá origem ao nãotecido Meltblown e se assemelha ao processo que utiliza substâncias químicas durante seus processos. No entanto, neste caso o polipropileno é alimentado por meio de uma matriz linear que tem como objetivo formar fibras longas e finas.
Quando prontas, essas fibras são submetidas a sopros de ar quente e forçadas contra uma tela para assim formar um tecido na forma de um filtro fino e alto-colado que dá origem a produtos como máscaras médicas,fraldas, produtos de higiene pessoal, entre outros.
É importante ter em mente como esses nãotecidos são fabricados e quais especificações são originadas com cada uma das técnicas, uma vez que o processo de fabricação e os materiais usados afetam a decisão quanto ao tipo de TNT a ser escolhido para cada tarefa.
Os produtos que possuem o nãotecido em sua composição podem apresentar características únicas, os tornando assim ideal para exercer diversas diversas funções como por exemplo sua alta durabilidade e custo benefício. Entre as principais características que um TNT pode apresentar podemos citar:
Se você deseja conhecer o TNT e onde ele pode ser utilizado, continue navegando pelo nosso blog. Para saber mais sobre os tipos de nãotecido, clique aqui.