Vestimentas Descartáveis. Se você parar e observar as vestimentas utilizadas em áreas médicas, vai perceber uma certa diferença no tipo de material utilizado. As peças confeccionadas a partir do nãotecido estão presentes em diversos setores de trabalho, principalmente naqueles onde pode existir algum risco de contaminação.
Vestimentas descartáveis de nãotecido não se resumem apenas a capas de sapato, máscaras e mangas de proteção ou aventais utilizados em centros cirúrgicos. Esses itens possuem diversos benefícios, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre eles.
Nãotecidos, conhecidos popularmente como TNT, são um tipo de material têxtil originado pela junção de fibras, geralmente em polipropileno, unidas pelo processo mecânico, dispensando o uso da tecelagem, processo que transforma fibras em fios.
Existem diversos tipos de TNTs e cada um deles possui propriedades únicas conforme o modo de produção. O que todos têm em comum é a alta capacidade de resistência, com isso, é possível utilizá-los em infinitas categorias.
As vestimentas descartáveis nada mais são do que equipamentos de proteção, preferencialmente individuais, que não necessitam de processos de esterilização ou lavagem pós-uso, uma vez que devem ser de uso único.
Podemos dizer que esse tipo de produto oferece proteção contra agentes biológicos, ou materiais químicos, que possam colocar a saúde de certas pessoas em risco devido a erros operacionais, por exemplo. Muito utilizado em ambiente hospitalar, esse tipo de material é capaz de proteger a pessoa que o utiliza de partículas, moléculas, vapores, alérgenos, poeiras e outros compostos.
Produtos fabricados a partir do nãotecido costumam apresentar uma longa duração, devido a alta resistência das fibras. Além disso, podem ser combinados com diferentes materiais criando algo único e potente.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Algumas das vestimentas que utilizam o TNT como matéria principal são as máscaras faciais, aventais, capas de sapato, protetores de cabeça, batas de controle de contaminação, batas de exame (Ultrassonografia, etc), jalecos, entre outros.
A maioria dos TNTs utilizados para a confecção desses vestuários descartáveis pertence ao tipo Spunbond. Isso significa que o processo de produção utilizado na criação do produto é o de extrusão, realizado em correias coletoras de forma uniforme e aleatória direcionadas por uma corrente de ar.
Esse tipo de nãotecido é conhecido pela alta durabilidade e baixa densidade linear, o que garante que ele tenha permeabilidade à água, ou seja, podem ser considerados como a prova d’água.
Atualmente, os nãotecidos são fundamentais nas áreas onde pode haver algum tipo de contaminação cruzada ou até mesmo a disseminação de diversas infecções em ambientes cirúrgicos, consultórios médicos, hospitais em geral, indústrias alimentícias, de cosméticos, farmacêuticas, entre outros.
Além do custo benefício, as peças de vestimentas descartáveis fabricadas a partir das fibras de polipropileno possuem outras vantagens que as tornam muito populares nos setores de enfermagem, saúde, manufatura, processamento de alimentos e restaurantes, processamento médico e químico. Com isso, podemos dizer que os principais benefícios em relação ao uso dos nãotecidos são: