A prevenção de infecções hospitalares é um dos maiores desafios para hospitais, clínicas e outros serviços de saúde. Além de impactar diretamente a recuperação dos pacientes, as infecções associadas à assistência médica aumentam custos, prolongam internações e sobrecarregam as equipes.
Neste cenário, o TNT se torna um importante aliado para quem busca proteção, higiene e praticidade. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como o uso dos nãotecidos pode ajudar na prevenção de infecções que podem ser adquiridas em hospitais.
Muitas pessoas podem não conhecer esse material pelo nome Nãotecido, mas, sim, como TNT. Fabricado a partir do entrelace de fibras de polipropileno, esse material têxtil origina grandes teias unidas mecanicamente por meio de processos como o da fusão térmica, de jatos d’água ou de ligações químicas.
Atualmente, os nãotecidos podem ser utilizados na produção de diversos produtos, entre eles alguns elementos que compõem um ambiente cirúrgico e hospitalar.
As chamadas infecções hospitalares nada mais são do que quadros, muitas vezes graves, que um paciente pode desenvolver no período pós-operatório ou após uma internação prolongada.
Essa condição pode ser causada por diversos microrganismos presentes no ar e em diversas superfícies espalhadas ao longo dos corredores de um centro médico. Por esse motivo, todos os materiais utilizados dentro de um hospital precisam conter algumas características de segurança como uma proteção bacteriana ou camada anti-séptica.
Devido a algumas propriedades e características específicas, os TNTs se tornaram cada vez mais essenciais na prevenção de infecções hospitalares. Um dos pontos mais importantes é em relação à barreira bacteriana que o produto oferece.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Além disso, a estabilidade dimensional, maleabilidade, capacidade hipoalergênica e o alto nível de absorção e repelência a diversas substâncias tornam o nãotecido ideal para ser utilizado no setor da saúde, uma vez que evita a contaminação cruzada e a disseminação de diversas infecções em ambientes que necessitam de atenção.
Você pode não perceber, mas certamente já se deparou com o nãotecido em clínicas médicas, hospitais e centros de tratamentos. Utilizado, principalmente, para a proteção contra agentes biológicos, as principais aplicações do TNT no setor da saúde são:
A maioria dos nãotecidos utilizados na confecção desses materiais hospitalares pertence ao tipo Spunbond. Ou seja, passam pelo processo de produção conhecido como extrusão, realizado em correias coletoras de forma uniforme e aleatória direcionadas por uma corrente de ar.
A espessura desse Nãotecido pode variar de 0,2 a 1,5mm, interferindo na resistência do produto que, no geral, é bem rankeada. Após serem fundidas pelo ar quente, as fibras passarão por processos de tratamentos químicos ou térmicos que fortalecerão as teias, garantindo uma maior duração do nãotecido.
Esse tipo de nãotecido é conhecido pela alta durabilidade e baixa densidade linear, o que garante que tenha permeabilidade à água, ou seja, pode ser considerado à prova d’água.
O uso de nãotecidos em hospitais é regido por normas da Anvisa e padrões internacionais como ISO 13485 para dispositivos médicos. A escolha do material deve considerar gramatura, resistência, permeabilidade e compatibilidade com processos de esterilização.
Adotar esse tipo de material em protocolos de segurança é investir na qualidade do atendimento e na preservação da vida. Conheça mais sobre o tipo Spunbond do TNT clicando aqui.
Artigo Publicado em: 18 de jul de 2022 e Atualizado em: 6 de out de 2025