Diferença entre Tecidos e Nãotecidos. Os materiais têxteis fazem parte do nosso cotidiano de diversas formas, desde roupas e acessórios até produtos de uso médico e industrial. Entre esses materiais destacam-se os tecidos e os nãotecidos, ou TNT.
Entender as diferenças entre eles é essencial para escolher o material adequado para cada aplicação. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre quais são as principais diferenças entre tecidos e nãotecidos, e seus processos de confecção.
Quando falamos em tecido, logo nos vem à cabeça blusas, vestidos, calças, meias, roupa íntima, sofás, cortinas, entre outros produtos, porque estamos mais acostumados a reparar e falar sobre esse tipo de tecido à nossa volta.
O processo de fabricação de um tecido, ou pano, envolve a tecelagem de vários fios como lycra, poliéster e algodão, tudo dependendo do tipo de tecido que se quer criar. A trama, como é chamada a junção dos fios, é realizada com o entrelaçamento da matéria-prima por meio de teares, muitas vezes mecânicos, que dão forma aos metros de tecido.
Conhecidos popularmente como TNT, os nãotecidos tiveram origem nos anos 30, mas apenas nos anos 50 o desenvolvimento de tecnologias-chave para sua produção deu passos importantes, e esse é o momento que consideramos o nascimento da indústria de nãotecidos.
Podemos dizer que os nãotecidos são um tipo de material têxtil fabricado por meio de uma série de fibras de polipropileno unidas por processos mecânicos, seja por agulhas, sopro de ar quente ou até uso de substâncias químicas, chamadas também de ligantes químicos.
O TNT possui uma grande capacidade de resistência, além de outras características que o tornam único. Os produtos confeccionados com nãotecido mantêm propriedades específicas ao longo do tempo, conforme o material utilizado e o processo de fabricação, o que lhes permitem oferecer um desempenho ideal para cada situação.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Assim como ocorre nos tecidos, existem vários tipos de processos pelos quais os nãotecidos são feitos. E cada processo de fabricação possui características únicas, dando origem a vários tipos diferentes de TNT.
A principal diferença entre tecidos e nãotecidos está no método de fabricação. Enquanto os tecidos são produzidos pela tecelagem de fios, os nãotecidos são feitos pela união de fibras em camadas.
Isso confere ao TNT características únicas, como resistência à água, proteção bacteriana, alta resistência e capacidade de filtragem.
Além do baixo custo, tanto para a produção quanto para o consumidor final, o TNT pode ter uma longa duração e ser usado não somente com um único fim, mas também em combinação com outros tipos de materiais.
Isso ocorre devido a sua alta capacidade de incorporação de diferentes propriedades e adaptabilidade aos outros materiais, tornando-o um recurso ideal para atender às diversas necessidades específicas do mercado, seja ele do setor médico, industrial, automotivo, agrícola, de vestuário, higiene pessoal e até mesmo de decoração.
A ACETEC destaca-se pela qualidade dos seus produtos e pelo compromisso com a inovação, fornecendo materiais que são econômicos e versáteis. Além de contar com um estoque permanente em todas as gramaturas e cores para atendimento e entregas imediatas, também fornecemos produtos como sacolas para presente, lixocar, papel para depilação e muito mais, entre em nossa vitrine virtual e conheça mais sobre nossos produtos clicando aqui.
Artigo Publicado em: 10 de jan de 2022 e Atualizado em: 09 de set de 2024