Como Proteger as Plantas da Geada. As baixas temperaturas podem ser apreciadas por muitas pessoas, no entanto quando falamos de jardins e plantações, essa é a época que mais prejudica seu desenvolvimento. No entanto, o TNT pode ajudar a prevenir a perda de grandes plantações.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como proteger as plantas da geada.
A geada é um fenômeno natural meteorológico desencadeado pela queda de temperatura do ar ao ponto de condensar os vapores d’água presentes na atmosfera, com isso, pequenas gotículas de água se congelam ao entrarem em contato com diversas superfícies como gramados, árvores e plantas em geral.
No Brasil essa condição climática é mais comum na região Sul, onde é possível encontrar com frequência finas camadas de gelo recobrindo as áreas externas de casas, prédios, praças, campos, entre outros. No entanto, em épocas de outono e inverno, partes do sudeste e extremo sul do Mato Grosso do Sul também podem apresentar ocorrência de geadas.
Assim como ocorre em épocas de muito calor, as geadas causam um grande sofrimento em certos tipos de plantas, isso porque as baixas temperaturas são capazes de queimar suas folhas e caules, atrapalhando assim seu desenvolvimento.
Por este motivos, não é raro ver grandes plantações ou pequenos jardins destruídos em épocas frias. Saber como cuidar das suas plantas quando as temperaturas caem é fundamental para mantê-las saudáveis.
Uma das formas de proteger suas plantas de geadas é simplesmente colocá-las em um lugar fechado ou escolher uma espécie que possa se adaptar a diferentes tipos climáticos. No entanto, quando falamos de grandes campos e plantações que não podem ser descoladas, uma solução simples e com um ótimo custo benefício é a utilização de mantas de TNT.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Também conhecidas como mantas de nãotecido, esse tipo de produto tem sido muito utilizado no setor agrícola, tanto para reduzir o tempo de colheita, quanto para a proteção das plantas.
As mantas de TNT nada mais são do que um material têxtil poroso e leve fabricado a partir das fibras de polipropileno, um polímero termoplástico de fácil moldagem. Apesar de existirem diversos tipos de TNT com várias gramaturas diferentes, as mantas utilizadas nas plantações devem ser de uma gramatura grossa o suficiente para fornecer proteção, mas ainda sim permitindo que a luz solar e o ar passem.
Para proteger suas plantas com o TNT é preciso cobri-las com a manta antes que as temperaturas caiam drasticamente, de preferência antes do pôr do sol, para que a temperatura se mantenha lá dentro.
Certifique-se de que o TNT não vá se mover com o vento, prenda suas bordas no chão com o auxílio de cordas, objetos pesados ou estacas. No dia seguinte, quando o tempo já estiver mais morno, retire a manta completamente para que as plantas possam aproveitar o dia de sol.
Repita esse processo sempre ao final do dia e no amanhecer do outro, desta forma suas plantas estão protegidas contra as geadas. Continue navegando pelo nosso blog e conheça mais sobre o TNT e para saber mais sobre os benefícios das mantas de nãotecido na agricultura, clique aqui.