Os nãotecidos são materiais têxteis que estão presentes no nosso dia-a-dia em diferentes setores. Subdividido em diversos tipos, o TNT, como é conhecido popularmente, possui não apenas uma, mas várias formas de produção.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como os nãotecidos são fabricados.
Os nãotecidos, conhecidos também como TNT, são materiais têxteis formados pelo entrelaçamento das fibras de polipropileno, originando teias unidas mecanicamente por processos como o da fusão térmica, de jatos d’água ou de ligações químicas.
O meio de produção desse tipo de material interfere diretamente nas suas características finais. Por isso, podemos dizer que cada tipo de TNT tem melhor rendimento em certos setores do que em outros.
A produção de nãotecidos é composta por diversos processos e etapas para que as fibras de polipropileno sejam emaranhadas, tornando-se teias fibrosas. Derivado do petróleo, esse tipo de material é separado em categorias de acordo com os processos utilizados no momento da fabricação. Veja a seguir os tipos de TNT disponíveis no mercado e suas formas de fabricação:
Quando são utilizados jatos de água para a junção das fibras, por exemplo, o material recebe o nome de TNT Spunlace. Nesse processo, jatos d’água em alta pressão são direcionados a uma ou mais camadas de teia fazendo com que as firmas sejam empurradas e formem padrões semelhantes ao de uma renda.
Já quando o processo de fabricação envolve a fusão térmica, o nãotecido recebe o nome de Meltblown. Durante o processo de formação da teia, o polipropileno é alimentado através de uma matriz linear para formar fibras longas e finas que posteriormente são submetidas a jatos de ar quente para que uma camada derreta sobre a outra, formando assim o produto final.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Processos de fabricação que envolvem algum tipo de substância química utilizada para colar as fibras entre si originam o TNT Spunbond. Utilizado principalmente na composição de forros e filtros, esse tipo de não tecido é esticado em uma correia transportadora e recebe tratamentos especiais, como a adição de processos de ligação químicos, térmicos ou mecânicos antes de serem finalizados.
Após a fabricação, os nãotecidos são separados de acordo com seus tipos em bobinas que podem ser vendidas em diferentes metragens. Quando uma pessoa busca pelo TNT, ela já tem em mente que precisa de durabilidade e resistência. Além desses dois fatores, os nãotecidos possuem características únicas como:
Os nãotecidos podem ser utilizados em diversos setores do nosso dia-a-dia. Popularmente conhecido como TNT, pode ser mais facilmente associado a projetos de artesanato e também produtos como lixinhos de câmbio que são distribuídos principalmente em postos de gasolina como um brinde.
No entanto, muitas pessoas nem imaginam que esse tipo de material pode estar presente em roupas, calçados, vestimentas médicas, equipamentos de EPI, higiene pessoal, filtros, forros, embalagens e outros muitos produtos.
Continue acompanhando nossos conteúdos acessando https://casadotnt.com.br/blog/ e saiba tudo sobre os nãotecidos e suas aplicações.