A biossegurança é um dos pilares da rotina em clínicas odontológicas. Dentistas, auxiliares e pacientes estão em constante contato com materiais, superfícies e fluidos corporais que exigem proteção eficiente. Nesse contexto, o TNT nas Clínicas Odontológicas tem se consolidado como uma das soluções indispensáveis, oferecendo barreiras físicas, conforto e praticidade no controle de infecções.
Mas afinal, como o TNT é utilizado na Odontologia? Quais itens descartáveis feitos com esse material são essenciais? E quais são seus diferenciais em comparação com outros produtos? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o uso do TNT nas clínicas odontológicas.
Nãotecido, popularmente conhecido como TNT, é o nome dado ao material têxtil composto por fibras de polipropileno unidas mecanicamente por processos de fusão térmica, ligações químicas adesivas e até jatos d’água em alta pressão.
Dependendo do processo de produção pelo qual as fibras são submetidas, diversas características podem ser criadas, tornando o TNT um produto específico e único capaz de servir para diferentes fins.
O uso de equipamentos de proteção individuais, os chamados EPIs, é de extrema importância para profissionais da odontologia e também para seus pacientes, uma vez que durante o atendimento ambos estão sendo expostos a materiais biológicos, vírus, bactérias e produtos químicos utilizados para o tratamento de algumas condições que podem afetar a saúde bucal.
Para atuar com responsabilidade e segurança, esses profissionais devem fazer o uso de materiais como óculos de proteção, jaleco, toucas, luvas descartáveis, protetores de sapatos e máscaras descartáveis.
Pode não parecer, mas os consultórios odontológicos estão rodeados de produtos fabricados a partir do nãotecido, como, por exemplo:
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Conhecidas por serem uma importante barreira de proteção que impede a passagem de fluidos de uma pessoa a outra. As máscaras faciais descartáveis são compostas por TNT específico para que sua ação seja eficaz.
Toucas higiênicas fabricadas em TNT são utilizadas para evitar a queda de cabelos, escamas ou partículas vindas do couro cabeludo enquanto o profissional realiza a consulta dental.
Conhecidos também como capa de sapato, os propés são como toucas de proteção, fabricadas a partir de nãotecidos, que devem ser utilizados em cima de sapatos e botas a fim de proteger o desprendimento da sujeira em ambientes estéreis.
Além de serem utilizados como EPIs, os nãotecidos podem ser usados em outros ambientes do consultório, como na bancada de instrumentos e até mesmo como recurso de limpeza.
O nãotecido é um material que possui um ótimo custo-benefício, uma vez que suas propriedades podem ir muito além do que aquelas oferecidas por um tecido. Além disso, a durabilidade e alta resistência fazem do TNT o produto ideal para os mais variados fins.
Suas principais características são maciez da trama, facilidade de corte, hipoalergênica, repelência aos líquidos, facilidade de incorporação aos outros materiais, capacidade de filtragem, trama respirável e também possui ação antibacteriana.
Embora o TNT seja seguro e eficaz, alguns cuidados são fundamentais:
A adoção correta do TNT contribui para uma clínica mais segura e alinhada às normas da Anvisa e demais órgãos reguladores.
Com entrega rápida e um estoque permanente em diversas cores e gramaturas, a Acetec está presente no setor de distribuição do TNT há mais de 30 anos, atendendo a clínicas, laboratórios, hospitais e profissionais autônomos em todo o Brasil.
Se você ainda não adotou o uso do TNT em sua clínica, agora é a hora de modernizar seus protocolos e garantir mais higiene, organização e eficiência no dia a dia. Conheça mais sobre nossos produtos clicando aqui.
Artigo Publicado em: 23 de maio de 2022 e Atualizado em: 02 de junho de 2025