TNT na Indústria Alimentícia. O TNT tem sido cada vez mais utilizado dentro da indústria alimentícia, isso porque esse material contribui para a segurança alimentar, ajudando a reduzir a contaminação e garantindo padrões sanitários elevados.
Seu uso vai desde aventais e toucas descartáveis até embalagens e revestimentos protetores em ambientes de produção de alimentos. No entanto, para garantir sua eficácia, é fundamental adotar práticas adequadas de manuseio e descarte. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como o TNT pode ajudar nos cuidados com a higiene e segurança na indústria alimentícia.
Conhecido popularmente como TNT, o nãotecido é um material têxtil composto pelo entrelace de fibras de polipropileno por meio de processos mecânicos como a fusão por sopros de ar quente, jatos d’água e até mesmo substâncias químicas adesivas.
Devido às suas características únicas, o TNT é um produto versátil utilizado em diversos setores da indústria e até mesmo fora dela. Conhecido pela alta resistência e durabilidade, pode dar origem a diversos produtos que exigem fatores como maciez, limpeza, capacidade de filtragem e proteção bacteriana, por exemplo.
Dentro da Indústria alimentícia podemos encontrar o TNT em diversas formas, como, por exemplo, em aventais, toucas, botas de proteção, mangotes, máscaras, entre outros produtos.
O uso desse material é essencial para que haja segurança e higiene em todos os processos de produção de um alimento. Desde a separação de matérias primas até o processo final de embalagem.
A utilização desse tipo de material na indústria alimentícia é essencial para que haja maior controle de higiene dentro das fábricas, evitando, assim, algum tipo de contaminação durante o processo de preparo dos produtos.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Um dos acessórios indispensáveis dentro desse setor é a touca de cabelo. Muitos acreditam que esse tipo de cuidado se restringe apenas ao produto que está sendo fabricado, evitando que haja contato direto com o cabelo caso se solte do couro cabeludo. No entanto, a utilização de toucas também é uma medida de segurança para os próprios funcionários, uma vez que evitam acidentes de trabalho em que o cabelo pode ficar preso em alguma máquina de produção.
Além disso, todo EPI deve ser utilizado uma única vez para garantir que o produto esteja sempre intacto e mantenha seus altos índices de eficiência contra contaminantes microbiológicos prejudiciais à saúde, por exemplo.
O uso de vestimentas descartáveis é imprescindível em setores onde possa haver algum tipo de contaminação tanto para o consumidor final quanto para o operário designado para certas funções ainda no período de produção.
Esse tipo de produto é capaz de oferecer proteção contra agentes biológicos, ou materiais químicos, que possam colocar a saúde de certas pessoas em risco devido aos erros operacionais, por exemplo.
Além do custo-benefício, as principais vantagens de utilizar o TNT nesse tipo de produto são alta qualidade, resistência, durabilidade, hipoalergênica, trama respirável, boa maleabilidade, absorção e repelência às diversas substâncias, estabilidade dimensional e proteção bacteriana. Após a utilização, esse tipo de material deve ser devidamente descartado e de forma alguma reutilizado.
O investimento em materiais de qualidade e na capacitação dos funcionários reforça a segurança alimentar e contribui para a confiabilidade dos produtos oferecidos ao consumidor final. Saiba mais sobre as vestimentas descartáveis confeccionadas a partir do nãotecido clicando aqui.
Artigo Publicado em: 2 de maio de 2022 e Atualizado em: 21 de abril de 2025