Para algumas pessoas que nos acompanham, a palavra polipropileno já não é tão estranha. No entanto, além de fazer parte da composição dos nãotecidos, esse polímero também pode originar o chamado Tecido Polipropileno.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre qual a diferença entre TNT e polipropileno.
Conhecido popularmente como TNT, o nãotecido é um material têxtil originado nos anos 30 que vem se transformando com o passar dos anos por meio de tecnologias chaves implementadas em seu processo de produção. Atualmente, esse produto é considerado como o de melhor desempenho em certas atividades.
Seu processo de fabricação envolve a união mecânica das fibras de polipropileno, por meio de jatos d’água, sopro de ar quente e até mesmo a utilização de substâncias químicas colantes, chamadas também de ligantes químicos.
O polipropileno nada mais é do que um polímero termoplástico de fácil moldagem. Conhecido como PP esse tipo de produto pode ser encontrado em diversos setores e na composição de itens variados como embalagens de sorvete, para-choque de automóveis, baldes, móveis de plástico e muitos outros.
Algumas das principais propriedades deste polímero são a resistência química, baixa absorção de líquidos e umidade, resistência à tração, alta flexibilidade e versatilidade.
A principal diferença entre o TNT e o polipropileno é que o TNT é um dos derivados do polímero polipropileno, ou seja, esse último é a matéria prima para que o não tecido seja fabricado e possua características como alta resistência, duração prolongada, maciez, facilidade de corte, capacidade de filtragem, repelência a líquidos, acção antibacteriana, entre muitos outros benefícios.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Já os tecidos de polipropileno são considerados como um desdobramento da indústria de TNT, já que são um tipo de nãotecido. A popularização desse material se deu nos anos 70 e tem crescido desde então.
Vale lembrar que, ao contrário do plástico de polipropileno, o tecido polipropileno leva apenas seis meses para se decompor. Já o tempo médio de uso de um TNT é de cinco anos, período após o qual pode ser descartado para a reciclagem, com exceção do TNT hospitalar ou descartável, que necessitam de fins específicos.
Podemos dizer que a principal vantagem de escolher o TNT como material é seu baixo custo, tanto para a produção quanto para o consumidor final. Além disso, os nãotecidos podem apresentar uma longa duração, sendo usados não somente com um único fim ou produto, mas também em combinação com outros tipos de materiais.
Isso acontece por um motivo simples, o TNT possui alta capacidade de incorporação em diferentes propriedades e facilidade para se adaptar a outros tipos de materiais, tornando-o um recurso ideal para atender às diversas necessidades específicas do mercado, seja ele do setor médico, industrial, automotivo, agrícola, de vestuário, higiene pessoal e até mesmo de decoração, onde seu uso se torna mais comum.
Continue navegando em nosso blog para conhecer mais sobre o TNT e como ele pode ser utilizado em diversos momentos. Já em nosso site de vendas, é possível encontrar uma grande variedade de cores, gramaturas e outros produtos fabricados a partir do nãotecido. Para acessá-lo, clique aqui.