TNT Pode Ser Lavado? A utilização de nãotecidos, conhecidos popularmente como TNT, tem feito cada vez mais parte do dia-a-dia das pessoas. Com isso, a reutilização do produto pode ser realizada para diferentes fins.
Assim como ocorre com outros produtos, devido ao uso constante, as peças fabricadas a partir dos nãotecidos acabam atraindo poeira e sujando com o tempo. Por isso, uma das dúvidas mais presentes é se o TNT pode ser lavado. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as possibilidades de limpeza para os nãotecidos.
Os nãotecidos, ou TNT, nada mais são do que um material formado por fibras de polímeros, como o polipropileno, unidas por um processo mecânico, ou seja, não utiliza o processo de tecelagem responsável pela transformação das fibras em fios e dando origem aos tecidos.
Além da grande capacidade de resistência, os nãotecidos possuem algumas particularidades que os tornam únicos, entre elas podemos citar um alto desempenho na repelência de líquidos, maciez, facilidade de corte, filtragem, proteção bacteriana e outras características marcantes.
Por ser um material versátil de se usar, o TNT pode cumprir bem diversas funções. Existem diversos tipos de nãotecidos, cada um com seu diferencial. De modo geral, existem alguns produtos que podem ser confeccionados a partir do TNT.
Além dos já conhecidos embrulhos ou sacos de presente confeccionados a partir do material, existem outras possibilidades de produtos como bolsas, mochilas, envelopes, porta bijouteria, sapateiras, laços, EPIs, toalhas de mesa, pesos de porta, colméias organizadoras e muitos outros.
Além daqueles produtos fabricados propriamente para o uso descartável, como os aventais, propés e lençóis cirúrgicos, alguns itens feitos de TNT podem ser higienizados antes ou após o uso.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
No entanto, é preciso ter alguns cuidados específicos na hora da lavagem para não danificar o nãotecido e fazer com que ele perca suas principais características. Seguindo essa linha de raciocínio, a lavagem das peças de nãotecido nas máquinas de lavar não é
recomendada.
A recomendação é tentar optar ao máximo por uma limpeza a seco, já que esta não oferece riscos de desbotamento após a lavagem, por exemplo. Além disso, o uso de detergentes que contenham em sua fórmula alvejantes ou fluorescência é expressamente proibido por causar reações e destruir o material.
Caso ocorra a necessidade de lavar o material, opte por mergulhá-lo na água fria por menos de 20 minutos e esfregar suavemente à mão, deixando-o secar ao ar livre, porém sem exposição ao sol. Além disso, na primeira lavagem deve-se colocar sal ou vinagre branco na água antes de colocar o tecido, para garantir que a cor não se desprenda da peça, evitando assim o desbotamento.
Evite utilizar o ferro de passar para desamassar o material após lavado, uma vez que o calor é capaz de derreter as fibras e danificar completamente o TNT. Ao invés disso, opte por utilizar uma camada espessa de toalha entre o ferro e o produto, assim o calor e pressão feitos em cima da toalha deixará o nãotecido esticado.