Nãotecidos na Esterilização de Instrumentos. Muito se engana aqueles que pensam que os nãotecidos podem ser úteis apenas em setores de decoração. Devido às suas características únicas, esse tipo de material é indispensável como embalagem para esterilização de certos materiais.
Apesar de existirem vários tipos de invólucros para esterilização de materiais hospitalares disponíveis no mercado, o TNT acaba sendo aquele com maior custo benefício. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o porque Nãotecidos Também São Úteis na Esterilização de Instrumentos.
Fabricado a partir de fibras de polipropileno, o Nãotecido, ou apenas TNT, é um material têxtil que utiliza processos mecânicos como o auxílio de agulhas, sopro de ar quente, jatos d’água e substâncias químicas.
Cada um desses processos de enobrecimento dão origem a um tipo de TNT diferente que pode ser melhor aproveitado em setores específicos.
No caso das embalagens para esterilização, o tipo SMS é o mais indicado. A sigla desse nãotecido deriva do nome “Spunbond Meltblown Spunbond”. Ou seja, podemos considerar o SMS como uma junção de dois tipos diferentes de nãotecido.
Dividido em três camadas, este TNT é composto por uma primeira folha de polipropileno spunbond, uma folha intermediária de polipropileno fundido denominado Meltblown e uma última folha de polipropileno spunbond.
Inicialmente fabricado individualmente, já que os processos de fabricação são diferentes, os não tecidos spunbond e Meltblown depois de prontos, são unidos em camadas a partir da fiação Multi Denier que permite a combinação perfeita de materiais spunbonded e meltblown em uma teia não tecida.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Essa teia é então pré-colada, para que possa ser passada por rolos de colagem térmica. Após finalizar essa junção, o nãotecido originado de dois tipos diferentes de TNT é guardado em bobinas e pode ser vendido por lote ou metragem.
OS Nãotecido Spunbond – As fibras do polímero são esticadas em um padrão semelhante a uma teia e com a adição de processos de ligação químicos, térmicos ou mecânicos, dando origem a um tecido forte e durável.
Os Nãotecido Meltblown – As fibras do polímero formam longas fibras lineares que são submetidas a jatos de ar quente e forçadas a uma tela para formar um tecido na forma de um filtro fino e auto-colado, geralmente sem a adição de processos químicos.
Devido a suas características como alta durabilidade, resistência a rasgos, baixas temperaturas, rugas e vincos, além de maciez, maleabilidade, ação antibacteriana e esterilidade, os nãotecidos apresentam uma excelente barreira contra partículas e macro agentes contaminantes, inclusive microbianos.
Também é possível que os nãotecidos passem por processos e tratamentos específicos que ressaltam suas principais características, sendo eles:
O principal motivo para ter esse tipo de invólucro ser utilizado no processo de esterilização de instrumentos e materiais hospitalares é a relação entre a qualidade do produto e seu baixo custo. Para saber mais sobre os Nãotecidos e onde podem ser utilizados, clique aqui.