Métodos de Depilação. A depilação é um procedimento estético procurado por homens e mulheres que querem eliminar os pelos corporais de determinadas regiões. Realizada em salões de beleza, clínicas de estética e até mesmo em casa, existem diversas formas de retirar os pelos indesejados.
Apesar de existirem procedimentos permanentes como a depilação a laser, um dos métodos mais utilizados é com o auxílio de cera, uma vez que o resultado dura por algumas semanas e o custo benefício é atraente para o cliente. Continue a leitura deste artigo e conheça os diferentes métodos de depilação.
Depilação é o nome dado para o procedimento de extração intencional dos pelos em certa região do corpo, podendo ser definitivo ou temporário. Geralmente, esse tipo de abordagem é realizada por mulheres que desejam melhorar o aspecto visual e estético de algumas partes como pernas, axilas e região íntima. Isso não significa que homens não utilizam da mesma técnica para manter o corpo livre de pelos.
No entanto, a depilação também pode ser necessária antes da realização de algum tipo de cirurgia ou procedimento médico que seja necessária a retirada de pelos na região dos braços, abdômen, costas e outros locais.
Existem diversos tipos de depilação disponíveis no mercado. Cada qual com suas particularidades, tempo de duração, materiais e métodos específicos. A escolha do melhor tipo de depilação para você deve levar em conta o tempo de crescimento dos pelos, o custo benefício, alergia a possíveis compostos ou materiais utilizados, entre outros.
Confira a seguir alguns dos diferentes métodos de depilação:
Muito utilizada, principalmente por motivos de emergência ou medo da dor que outros métodos podem causar, a depilação com lâmina pode ser feita desde áreas mais estreitas até as áreas mais amplas. Por não arrancar os pelos direto pela raiz, esse tipo de depilação pode durar poucos dias, uma vez que os pelos voltam a crescer em dois ou três dias após utilização da lâmina.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Ao contrário do que muitos imaginam, a depilação a laser não remove 100% os pelos da região desejada. É preciso realizar de quatro a oito sessões com intervalos de um a dois meses entre cada uma delas, para obter 80% de redução do número de pelos. Os outros 20% que restam nascem mais finos e espaçados, dando a sensação de depilação permanente.
Amada por uns e odiada por outros, a depilação com cera pode ser realizada tanto na temperatura quente quanto na fria. Geralmente quem opta por este tipo de abordagem pode sentir um pouco mais de dor por ter muitos pelos arrancados de uma só vez pela raiz. É comum que os resultados dessa depilação sejam bem mais duradouros do que aqueles feitos com lâmina, durando de 15 a 30 dias a depender do organismo de cada pessoa.
Para realizar esse tipo de procedimento, é preciso estar atento e utilizar os materiais adequados para garantir maior conforto e segurança tanto na hora em que estiver sendo realizado quanto depois.
Depilação com cera não pode ser realizada com qualquer tipo de papel, uma vez que este necessita aguentar a temperatura de cera e ao mesmo tempo se mostrar resistente ao puxão.
Os papéis ou lenços específicos para a depilação são fabricados a partir de nãotecidos, conhecido popularmente como TNT, uma espécie de teia composta por fibras de polipropileno posicionadas em camadas, bem cruzadas, unidas mecanicamente com agulhas, adesivos ou por meio de sopro de ar quente e jatos d’água.
A recomendação principal para o uso desse tipo de material é por ele ser extremamente benéfico, uma vez que o TNT é conhecido por sua maciez e resistência, além de ser um produto hipoalergênico. Papéis de depilação devem ser resistentes para evitar que se rompam e deixem o processo ainda mais doloroso. Para se sentir mais seguro em realizar a depilação com cera em casa conheça um pouco mais da técnica e aprenda algumas dicas valiosas clicando aqui.