A depilação com cera é uma técnica de remoção de pelo muito utilizada por homens e mulheres que desejam limpar pequenas ou grandes áreas do corpo. O procedimento pode ser realizado em clínicas de estética, salões de beleza e até mesmo em casa.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a depilação com cera e como fazê-la em casa do jeito correto, evitando falhas e pelos encravados.
Utilizada principalmente por mulheres, a depilação com cera pode ser realizada tanto na temperatura quente quanto na fria. Muitas vezes associada a dor de ter seus pelos arrancados de uma vez só, o receio de fazer o procedimento em casa se torna ainda maior.
No entanto, conhecer mais sobre as técnicas e produtos utilizados durante o procedimento pode melhorar o resultado e acabar com o sofrimento na hora da depilação em casa.
Para uma boa depilação, a escolha dos produtos certos conta muito. Pesquisar a procedência e avaliação dos produtos é essencial para evitar que algum deles ofereça risco a sua saúde. Geralmente, são necessários:
A depilação não pode ser realizada com qualquer tipo de papel, uma vez que este necessita aguentar a temperatura de cera e ao mesmo tempo se mostrar resistente ao puxão.
Os papéis ou lenços para a depilação são fabricados a partir de nãotecidos, uma espécie de teia composta por fibras de polipropileno posicionadas em camadas, bem cruzadas, unidas mecanicamente com agulhas, adesivos ou por meio de sopro e calor.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
A utilização desse tipo de material é extremamente benéfica, uma vez que o TNT é conhecido por sua maciez e resistência, além de ser um produto hipoalergênico. Papéis de depilação devem ser resistentes para evitar que se rompam e deixem o processo ainda mais doloroso.
Derivado das fibras de um composto termoplástico de petróleo, o TNT pode ser utilizado por diversas indústrias. Mas, uma das principais características que fazem com que ele seja usado em lenços de depilação é porque esse tipo de material é higiênico e evita a chamada contaminação cruzada. Além disso, sua teia entrelaçada faz com que ele seja ainda mais resistente a rasgos, o tornando ideal para atividades de impacto como o puxão dado durante a depilação.
Após separar todos os materiais necessários, lave a região desejada com água e sabão, evitando realizar a depilação após o uso de cremes e hidratantes corporais, uma vez que eles amolecem o pelo e dificultam sua remoção.
Para verificar se você possui alguma alergia aos produtos, é indicado que antes de passá-los em todo o corpo, faça um teste aplicado em pequena quantidade no antebraço. Após alguns minutos, verifique se a pele apresenta alterações de cor, textura ou coceira. Caso o resultado seja negativo, prossiga com o processo.
Certifique-se de que seus pêlos tenham menos de meio centímetro de comprimento, caso contrário será necessário apará-los antes de passar a cera para que fiquem mais fáceis de aderir a eles e cause menos dor durante o puxão.
Não importa se a cera é quente ou fria, a retirada do papel depilatório deve ser feita com muita firmeza e sempre no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Pressionar a pele imediatamente após puxar seus pelos pode ajudar a amenizar a dor sentida.
Ao terminar o procedimento, todo material deve ser descartado de acordo com as instruções individuais. A vermelhidão na região depilada é normal e deve passar depois de alguns minutos.
Não é recomendado passar cremes hidratantes, por ter altas chances de desenvolvimento de foliculite. Ao invés disso, opte por loções calmantes próprias para o pós-depilação. Seguindo esses passos, sua experiência de depilação em casa será muito menos sofrida.
Se você está em busca de um lenço depilatório de alta qualidade e baixo custo não deixe de conhecer nosso papel perlon para depilação que contém 100 folhas atóxicas, hipoalergênicas e higiênicas para fazer com que sua depilação seja um verdadeiro sucesso. Conheça mais sobre esse produto clicando aqui.
Artigo Publicado em: 20 de dez de 2021 e Atualizado em: 26 de ago de 2024