

A costura e a confecção de roupas sempre caminharam lado a lado com a busca por praticidade, qualidade e custo-benefício. Nesse cenário, a entretela de TNT se tornou uma solução indispensável para quem trabalha com moda, artesanato e até mesmo pequenas produções caseiras.
Mas, afinal, para que serve a entretela de TNT? Quais são suas vantagens e como utilizá-la corretamente? Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre como esse material pode transformar o acabamento das suas peças e se tornar um aliado importante no dia a dia da costura.
As entretelas são um tipo de aviamento muito utilizado para dar acabamentos em algumas peças de roupas que necessitam de uma espécie de armadura ou firmeza para uma melhor estruturação. Geralmente, podemos encontrar esse tipo de produto em lapelas, golas, punhos e até mesmo cós e bainhas.
Conhecida também como intertela em algumas regiões, esse aviamento pode ser fabricado a partir de tecido, nãotecido ou fibras de papéis, com isso, podem ser encontrados em diferentes espessuras e cores.
TNT é o termo popular utilizado para definir o nãotecido, material têxtil fabricado a partir do processo mecânico de entrelace das fibras de polipropileno que conta com o auxílio de sopros de ar quente, jato d’água ou outras substâncias químicas.
Por ter características únicas, esse tipo de material pode ser encontrado em vários produtos, desde aqueles de cunho decorativo até roupas descartáveis para uso hospitalar. Alguns dos pontos mais significativos do TNT são sua durabilidade e resistência.
A entretela de TNT mais tradicional é composta por uma camada de resina autocolante que facilita seu posicionamento e sua fixação na peça desejada, e outra camada de nãotecido.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Também é possível encontrar entretelas sem a presença de cola. Desta maneira, a fixação deve se dar por meio de gomas ou pelo alinhamento de um tecido sobre o outro antes de costurar as partes.
Antes de escolher uma entretela para finalizar seu trabalho, é preciso ter atenção a alguns pontos. Primeiramente, deve-se levar em conta o tecido que está sendo utilizado na confecção da peça. A seguir, é necessário pensar nos processos pelo qual o mesmo poderá passar, como lavagens, tingimento, margem de encolhimento e outras alterações que podem ocorrer.
Além desses pontos, o local onde a entretela será aplicada também deve ser levado em consideração, uma vez que para cada um deles existe uma entretela específica que atenderá a todas as necessidades desejadas.
Quando a entretela não é escolhida adequadamente, por exemplo, e é aplicada em um tecido diferente daquele para o qual é indicada, podem ocorrer alguns contratempos que acarretam no mau acabamento da peça.
O TNT pode ser encontrado em diferentes gramaturas (espessuras), o que influencia diretamente na sua aplicação:
Aplicar a entretela de TNT é um processo simples, mas que exige alguns cuidados:
Essa praticidade faz com que até iniciantes na costura consigam obter bons resultados utilizando o material.
O uso da entretela de TNT apresenta vários pontos positivos:
Apesar de todas as vantagens, alguns cuidados são importantes:
Além da moda, a entretela de TNT também é muito usada em trabalhos artesanais, como patchwork, bordados e confecção de bolsas. Nesse contexto, ela ajuda a dar firmeza e estabilidade, tornando o trabalho mais fácil e o resultado final mais bonito.
Artesãos costumam utilizá-la como suporte temporário para bordar à máquina ou até como reforço em peças estruturadas, como nécessaires e estojos.
A entretela pode ser encontrada facilmente em lojas de aviamento ou em comércios online em diferentes metragens. Geralmente, o custo-benefício do material é válido e sua busca tem se tornado cada vez maior.
Na internet, estão disponíveis diversos tutoriais de como usar a entretela, mas o princípio é sempre o mesmo. Aquelas que possuem cola precisam ser posicionadas entre as camadas que devem ser unidas e, posteriormente, esquentadas com um ferro de passar, soprador térmico ou um tipo de material que proporcione calor. E as que não possuem adesivo termocolantes devem ser posicionadas entre as partes e costuradas com linha à mão ou na máquina de costura.
Artigo Publicado em: 8 de ago de 2022 e Atualizado em: 17 de nov de 2025