

A touca descartável é um item de proteção simples, mas essencial em diversos ambientes. Feita com materiais leves e respiráveis, como o TNT, ela garante higiene, praticidade e segurança tanto para profissionais quanto para clientes.
Apesar de, muitas vezes, ser vista apenas como um acessório, sua função vai muito além da estética: a touca descartável é uma barreira eficaz contra contaminações. Continue a leitura deste artigo e saiba mais para que serve a touca descartável em cada setor onde está presente.
Conhecido popularmente como TNT, os nãotecidos são materiais têxteis fabricados a partir do entrelace das fibras de polipropileno durante alguns processos mecânicos que contam com o uso de agulhas, substâncias químicas ou sopro de ar quente.
Por ter algumas características únicas, o TNT se torna um grande coringa em diversos setores como o industrial, alimentício, hospitalar e tantos outros. Sua alta resistência, durabilidade e baixo custo são os principais fatores para que eles sejam escolhidos.
Quando falamos em touca descartável, muitas vezes, nos vêm à cabeça aquelas toucas de plástico utilizados no banho e que podem ser encontradas como souvenirs em hotéis, por exemplo. No entanto, as toucas descartáveis são aquelas feitas a partir do nãotecido e que podem ser encontradas em hospitais, consultórios odontológicos e de estética, refeitórios, panificadoras, cozinhas e indústria alimentícia.
Esse tipo de produto é composto por nãotecido gramatura 30 com as extremidades plissadas. Isso ajuda a conter quaisquer elementos que possam sair da cabeça, como cabelo, caspa, piolhos, e contaminar o ambiente.
Além de ser um produto barato para as empresas, o uso da touca descartável ajuda no controle de higiene e contaminação, bem como na credibilidade que a produção passará para seus clientes. Ao utilizar este tipo de acessório, os funcionários também podem se sentir mais seguros em seu local de trabalho, uma vez que a touca evita que o cabelo seja sugado, enroscado ou puxado durante algum processo de fabricação.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Esse produto faz parte dos chamados EPIs, equipamentos de proteção individuais, que garantem a segurança e qualidade dos produtos desde os primeiros processos de produção até a entrega final ao cliente ou paciente.
Os ambientes em que o uso da touca descartável mais se destaca são o alimentício, a indústria em geral e o de saúde. Conheça-os melhor a seguir:
As toucas descartáveis são extremamente úteis na indústria alimentícia para evitar a contaminação dos alimentos devido à queda de cabelo durante o cozimento e ao servir os alimentos.
O surto de COVID-19 mudou a mentalidade das pessoas em relação à saúde e à higiene. Com o número crescente na demanda por restaurantes de fast food, o processamento de alimentos aumentou substancialmente.
As unidades de processamento de alimentos e cantinas têm que servir aos clientes alimentos saudáveis e de forma higiênica. A população também prefere o ambiente higienizado e limpo nos postos de alimentação, e o uso de toucas descartáveis favorece essa prática.
As toucas descartáveis também ajudam a manter os cabelos presos e longe dos olhos durante o trabalho nas máquinas, aumentando a segurança e higiene dos funcionários, e a produtividade da indústria. As toucas descartáveis são leves, econômicas, fáceis de usar e confortáveis por longos períodos, proporcionando boa ventilação à cabeça, características importantes para pessoas que precisam de proteção por várias horas durante o dia.
Não é por acaso que as toucas descartáveis também sejam conhecidas como toucas de enfermeira ou toucas cirúrgicas. Elas fornecem proteção eficaz contra infecções e contaminação no ambiente médico e hospitalar.
Durante a pandemia, os profissionais de saúde, enfermeiros, equipe paramédica, médicos e outras pessoas relacionadas à área médica precisavam proteger os pacientes (e a si) de vírus, bactérias nocivas e infecções, o que resultou no uso extensivo de EPIs, como as toucas descartáveis.
Além disso, as toucas descartáveis são amplamente utilizadas em clínicas odontológicas, laboratórios médicos e centros de pesquisa para fornecer proteção sanitária.
Os principais benefícios de usar os nãotecidos vão além do custo-benefício, porque esse material possui longa duração e resistência, o que possibilita que além de ter um único uso, possa ser reutilizado mais vezes em diferentes funções, desde que não sejam previamente utilizados em ambientes contaminantes.
Além disso, sua alta capacidade de incorporação em diversas propriedades e adaptabilidade aos outros materiais, o torna o recurso ideal para atender a diferentes necessidades específicas do mercado e seus consumidores. Conheça mais sobre os TNTs e seus tipos clicando aqui.
Artigo Publicado em: 25 de jul de 2022 e Atualizado em: 20 de out de 2025