Tecnologia do TNT. Atualmente, o nãotecido, também conhecido como TNT, é um dos produtos mais utilizados em diversos setores da indústria. Isso se deve a sua alta capacidade de incorporação com outros elementos.
Descrito como um dos têxteis mais tecnológicos e inovadores dos últimos tempos, o não tecido dispensa a transformação das fibras de sua matéria prima em fios, processo conhecido como tecelagem. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o histórico e tecnologia do TNT.
O TNT, sigla utilizada para se referir ao termo italiano “Tessuto Non Tessuto”, ou também no portugês, Nãotecido, é um tipo de material têxtil que surgiu nos anos 30. No entanto, a matéria prima utilizada anteriormente era fibras de lã, posteriormente tratadas com processos que envolviam umidade e calor.
Porém, a descoberta do TNT como conhecemos hoje foi apenas na década de 50, onde o desenvolvimento de tecnologias-chave para sua produção deu passos importantes, e este é o momento que consideramos o nascimento da indústria TNT.
Podemos dizer que o não tecido é um dos materiais mais tecnológicos da indústria têxtil, uma vez que imita um tecido sem passar por processos de tecelagem. Em vez disso, a formação do TNT se dá pelo entrelace das fibras de polipropileno, um polímero termoplástico que pode dar origem a diversos produtos.
Existem diversos tipos de TNT, cada um deles passa por processos mecânicos realizados com o auxílio de sopro de ar quente, jatos d’água ou substâncias químicas adesivas. Esses aborrecimentos definem algumas das características do produto final.
Produtos confeccionados a partir do TNT mantêm suas propriedades específicas mesmo ao longo do tempo, conforme o material utilizado e o processo de fabricação, o que lhes permite oferecer um desempenho ideal em um grande número de aplicações práticas em diversos setores.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Além da alta capacidade de resistência, os nãotecidos também possuem outras características, tais como:
Por ser um material de fácil incorporação, ou seja, se adapta a outros tipos de produtos, o TNT pode ser utilizado para diversos fins, abrindo muitas possibilidades para quem o compra.
Além dessa, existem outras vantagens como o baixo custo para o consumidor final e até mesmo a longa duração que esse produto pode ter, eliminando a necessidade de trocá-lo com frequência.
Devido a sua anatomia plana, flexível e porosa, as folhas de tnt podem ser utilizadas em diversos setores como o de decoração, vestuário, higiene pessoal, hospitalar, automotivo, estofamento, agricultura, entre outros.
Os principais produtos fabricados a partir do não tecido são:
A cada dia, mais ideias surgem sobre utilidades para o TNT, assim como empreendedores que desenvolvem soluções com este material para alguma necessidade específica da vida diária. Para saber mais sobre como ganhar dinheiro utilizando o TNT, clique aqui.