Nãotecidos no Setor de Saúde. Os nãotecidos, conhecidos popularmente como TNT, são materiais têxteis fabricados por meio de fibras de polímeros como o polipropileno. Unidas em forma de teias, essas fibras não necessitam de processos de transformação em fios, uma vez que são unidas por meio de processos mecânicos.
Com isso, esse tipo de material não requer o processo de tecelagem, utilizado como de costume em diversos tecidos. Em vez disso, são utilizadas fibras posicionadas em camadas, bem cruzadas, unidas mecanicamente por agulhas, adesivos ou por meio do sopro de ar quente.
Os produtos TNT têm a fama de apresentarem uma longa duração, além de poderem ser concebidos para uma única utilização e, em combinação com outros materiais, podem ser utilizados para múltiplas funções.
Os nãotecidos são muito utilizados na área da saúde, principalmente na proteção contra agentes biológicos, podendo ser aplicados também em diversos setores. Veja a seguir alguns dos apetrechos médicos que utilizam o TNT como matéria principal:
Os benefícios do uso de nãotecidos no setor da saúde vão muito além do custo benefício das peças fabricadas a partir das fibras de polímeros. Esse material possui características próprias como:
Com o passar dos anos, esse tipo de material foi sendo aprimorado para atender as necessidades de médicos, pacientes e outros profissionais da área da saúde. Atualmente, os nãotecidos são fundamentais para evitar a contaminação cruzada e a disseminação de diversas infecções em ambientes cirúrgicos, consultórios médicos e hospitais em geral.
Por se tratar de materiais que entram em contato direto com resíduos corporais, com altos níveis infectantes, os não tecidos usados na área médica são muitas vezes incinerados após o uso, evitando assim o manuseio das peças por terceiros.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Existem diferentes tipos de nãotecidos disponíveis no mercado. Cada um deles possui diferenças principalmente no processo de criação e na técnica utilizada para a finalização do produto. Os nãotecidos utilizados no setor da saúde passam por tratamentos específicos que lhes permitem apresentar um melhor desempenho na área.