Kits Cirúrgicos. Se você trabalha na área da saúde, ou passou algum tempo dentro de um hospital, com certeza já reparou que a utilização de nãotecidos é muito comum. Além de estarem presentes nos quartos de internação, nos acessórios e vestimentas dos profissionais, esse tipo de material é considerado indispensável dentro dos centros cirúrgicos.
Para garantir a segurança do paciente e da equipe médica, os chamados kits cirúrgicos ficam disponíveis para uso em todos os procedimentos realizados dentro das salas de cirurgia. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que são os kits cirúrgicos e por que os de nãotecidos são mais indicados em sua confecção.
Os chamados kits cirúrgicos nada mais são do que um conjunto de materiais necessários para a realização de procedimentos cirúrgicos que mantém a equipe médica e o paciente protegido contra possíveis contaminações.
O kit chega ao centro cirúrgico lacrado e protegido por uma embalagem de papel grau cirúrgico e filme hospitalar selados termicamente. Tudo isso para garantir a esterilidade do produto.
Os Kits Cirúrgicos são compostos por:
Todos os produtos devem ser utilizados na mesa cirúrgica e no paciente para proporcionar maior proteção contra a contaminação cruzada por agentes infecciosos durante o procedimento a ser realizado.
Existem no mercado dois tipos de kits cirúrgicos, sendo eles os produzidos a partir do algodão e os produzidos a partir do polipropileno (TNT). Atualmente, sabemos que o tipo mais eficiente na proteção tanto da equipe médica quanto do paciente é aquele desenvolvido em nãotecido.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Umas das principais vantagens de se utilizar o TNT dentro do centro cirúrgico é que o produto é 100% descartável, ou seja, de uso único. Enquanto isso, a utilização do algodão passa a ser menos segura a cada lavagem, uma vez que suas fibras tendem a relaxar, formando poros que diminuem consideravelmente a impermeabilidade do produto.
Popularmente conhecido como SMS, a sigla desse nãotecido deriva do nome “Spunbond Meltblown Spunbond”. Ou seja, podemos considerar o SMS como uma junção de dois tipos diferentes de nãotecido.
O TNT SMS é o tipo mais indicado para a utilização na área da saúde. Isso se deve aos processos de enobrecimento pelo qual as fibras de polipropileno passam, resultando na proteção contra agentes biológicos, absorção e repelência a diversas substâncias, alta resistência, estabilidade dimensional, solubilidade e outras características únicas.
Diferente do que ocorre com os kits de algodão, os kits cirúrgicos fabricados em TNT devem ser descartados ao final de cada procedimento. Por se tratar de materiais que entram em contato direto com resíduos corporais, como sangue e outros fluidos, com altos níveis infectantes, os não tecidos usados na área médica são muitas vezes incinerados após o uso, evitando assim o manuseio das peças por terceiros.
Se você deseja saber mais sobre a aplicação do TNT na área médica e em quais produtos ele está presente, continue navegando pelo nosso blog, ou clique aqui.