TNT no Filtro de Água. Popularmente conhecido como TNT, os nãotecidos são materiais versáteis muitas vezes encontrados em nosso cotidiano quando não imaginamos seu uso. Geralmente, quando falamos nesse tipo de têxtil, as pessoas logo imaginam toalhas de festa, embrulhos de presentes ou algo relacionado a artesanato. No entanto, devido aos diversos tipos de TNT ele pode estar presente na composição de diversos produtos.
Muitas pessoas não sabem e nem imaginam que o TNT pode fazer parte do processo de filtragem de água. Isso acontece graças às suas propriedades específicas adquiridas no método de fabricação Meltblown. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a utilidade desse tipo de material no processo de filtragem.
TNT, ou nãotecido, é um importante material têxtil criado a partir de fibras de polipropileno que não precisam passar pelo processo de tecelagem durante sua fabricação, ou seja, não existe o processo de transformação das fibras em fio.
Os não tecidos começam a ganhar vida quando as fibras de polipropileno são posicionadas em camadas muito bem cruzadas, unidas mecanicamente por meio de calor, adesivos ou agulhas. Cada um desses processos pode originar um tipo diferente de TNT.
O tipo Meltblown de TNT é fabricado por meio da junção de fibras de polipropileno com diâmetros entre 1 e 5 mícrons que se entrelaçam de forma linear após serem expostas a jatos quentes.
Por conta de sua estrutura de fibra complexa, esse Nãotecido apresenta um aumento da sua área de superfície e do número de fibras por unidade de área. Esse diferencial garante níveis de qualidade excelentes nos seguintes quesitos:
A filtragem da água é um processo essencial para que ela se torne potável, ou seja, própria para beber. Quando esse processo não é realizado, os riscos de ingerir água imprópria para o consumo e contrair doenças e problemas de saúde são quase 100% certos.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Mesmo a água que sai na nossa torneira não é considerada como potável, isso porque durante o processo de tratamento, são utilizados alguns produtos químicos que podem deixar resíduos no líquido, gerando a possibilidade de uma contaminação caso uma pessoa ingira o conteúdo regularmente.
Pensando nisso, o melhor método para purificar e filtrar essa água é com ajuda da instalação de filtros, seja por grãos de carvão ativado ou pelo chamado Carbon Block. O que esses dois tipos de filtro têm em comum é a utilização de TNT Meltblown em sua composição, permitindo uma melhor filtragem e purificação para que a água se torne mais saudável, livre de componentes químicos, odores ou gostos desagradáveis.
Ao instalar um filtro de água, sejam eles quais forem seus componentes, o que você espera é que eles mantenham retidos aquelas substâncias indesejadas para o consumo. Logo, as camadas de TNT meltblown funcionam como uma rede de pesca, ou seja, deixa a água passar e mantém preso do outro lado impurezas como areia, barro, ferrugem e outras substâncias que acabam sendo transportadas junto com a água.
Após essa primeira filtragem, a água já com menos impurezas segue para o contato com o carvão ativado. Nesse momento, odores e gostos são retirados com a destruição de substâncias invisíveis a olho nu como os micro-organismos e até mesmo o cloro. Por fim, a água passa novamente por outra camada de Meltblown, finalizando assim o processo de filtragem.
Trocar os filtros em um período de 6 meses, ou menos, é essencial para manter a qualidade da filtragem e evitar que a água ingerida não gere problemas à sua saúde.