Em ambientes que exigem altos padrões de higiene e controle de contaminação, como hospitais, laboratórios e indústrias alimentícias, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é fundamental. Um desses EPIs é o chamado propé, uma cobertura descartável para calçados feita de nãotecido (TNT). Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre para que serve o Propé, bem como seu meio de confecção e as características que o torna único.
Propés são como toucas de proteção, fabricadas a partir de nãotecidos, que devem ser utilizadas em cima de sapatos e botas a fim de proteger o desprendimento da sujeira em ambientes estéreis.
Geralmente, encontramos esse tipo de acessório em hospitais, salas cirúrgicas, clínicas, laboratórios químicos, fábricas de medicamentos e setores de produção de alimentos em geral.
A utilização desse tipo de acessório nos pés tem como objetivo formar uma barreira de proteção contra microrganismos ou sujeiras que ficam alojados nas solas dos calçados, evitando, assim, a contaminação do chão, também chamada de contaminação cruzada, em áreas que podem levar a riscos de infecções.
Além disso, no setor médico, esse tipo de produto evita a contaminação cruzada, uma vez que inibe o contato de fluidos corporais, como o sangue, com os sapatos e as sapatilhas médicas.
O uso do propé em TNT é comum em diversos setores que demandam controle rigoroso de higiene, sendo eles:
Assim como outros acessórios que são utilizados para fins parecidos em indústrias e áreas da saúde, o propé é confeccionado a partir dos nãotecidos, materiais têxteis com características únicas, conhecidos por seu alto desempenho, versatilidade e resistência.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Seguindo os mesmos princípios de uma touca, os propés possuem uma cavidade para a inserção dos pés, como se fosse uma meia para sapatos. Na parte superior, possui um elástico que faz com que se ajuste perfeitamente à circunferência dos tornozelos, protegendo, assim, a área onde está envolta.
Conhecidos popularmente como TNT, os nãotecidos são um tipo de material têxtil composto pela junção das fibras de polipropileno pelos processos mecânicos que envolvem agulhas, sopro quente, jatos de água ou utilização de substâncias colantes e adesivas.
Ao contrário dos tecidos, os nãotecidos dispensam a transformação das fibras de sua matéria-prima em fios, ou seja, não passam pelo processo de tecelagem. Com isso, a trama do TNT é formada por fibras cruzadas sem um padrão definido, o tornando mais resistente.
Além da grande capacidade de resistência, os nãotecidos possuem outros quesitos que os tornam únicos. Produtos confeccionados com esse tipo de material tendem a manter suas propriedades específicas ao longo do tempo, oferecendo:
Além do ótimo custo-benefício, os nãotecidos se adaptam às diversas funcionalidades, originando diferentes produtos para diversas funções. Por isso, esse tipo de material é o recurso ideal para atender a maioria das necessidades específicas do mercado, unindo a garantia de um bom investimento aos resultados surpreendentes.
Conheça mais sobre os tipos e gramaturas dos nãotecidos, assim como onde e quando podem ser utilizados, acessando nossos outros conteúdos ou visitando nossa vitrine virtual clicando aqui.
Artigo Publicado em: 11 de abr de 2022 e Atualizado em: 10 de março de 2025