Curiosidades sobre os Nãotecidos. Cada vez mais utilizados pela população em geral e grandes indústrias, o TNT possui diversas particularidades que o tornam único. Em geral existem muitas curiosidades que cercam esse material.
Continue a leitura deste artigo e descubra mais sobre quais são elas e porque o TNT tem sido tão utilizado para diversas funções.
TNT ou nãotecido nada mais é do que um material têxtil fabricado a partir do entrelace mecânico das fibras de polipropileno, um composto de resina termoplástico de fácil moldagem que pode ser finalizado com substâncias adesivas, jatos d’água ou sopro de ar quente.
Cada um desses processos dá origem a diferentes características, por ter uma trama bem cruzada o TNT acaba adquirindo uma alta capacidade de resistência . Além disso, pode ser atóxico, antibacteriano, ter capacidade de filtragem, repelência a líquidos, maciez, alta durabilidade e facilidade de ser incorporado a outros materiais ou produtos.
Esse tipo de material teve origem nos anos 30, porém, apenas na década de 50 que o desenvolvimento da tecnologia-chave para a produção desse material que conhecemos hoje deu passos mais largos.
Com isso, consideramos o nascimento da indústria TNT apenas 20 anos depois de suas primeiras origens. Atualmente, o ramo de TNT atende as mais diversas indústrias como a de higiene pessoal, área médica, construção civil, agricultura , embalagens, e muitas outras.
Muitas pessoas não sabem, mas o TNT possui diversas curiosidades, e sabê-las pode influenciar no modo com que se utiliza esse tipo de material.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
A primeira coisa a se falar é que, diferente dos tecidos tradicionais como algodão ou linho, o TNT não passa pelo processo de tecelagem, ou seja, não tem suas fibras transformadas em fios, por isso, a trama de um nãotecido tendem a ter uma aparência mais porosa.
A indústria brasileira de TNT é considerada ultra tecnológica, suprindo a demanda nacional do produto, com isso, nosso país se torna o quarto maior consumidor mundial de TNT. A chamada ABINT (Associação Brasileira de Não Tecidos e Tecidos Técnicos) é o órgão responsável por regulamentar exclusivamente a produção, importação e exportação do nãotecido em território nacional.
O TNT pode ser encontrado em diversas cores, estampas, gramaturas e metragens diferentes. Além disso, podem ser encontrados “crus” ou em formatos específicos como por exemplo aventais, máscaras, toucas, lixocar, sacolas e muitos outros.
Os nãotecidos são produtos biodegradáveis, aprovados inclusive pelos órgãos que supervisionam a proteção da ecologia em escala mundial. O tempo de decomposição desse material gira em torno de 6 meses a um ano quando descartado, no entanto, quando utilizado e bem conservado, o tempo médio de uso é de cinco anos, caso não seja usado em hospital e necessite do descarte após o primeiro uso.
Os nãotecidos podem ser usados em produtos para isolamento térmico, como roupas de inverno, mantas térmicas e sacos de dormir, devido à sua capacidade de retenção de calor.
A indústria de TNT continua evoluindo, com o desenvolvimento de novos materiais, métodos de fabricação e aplicações O esperado é que os nãotecidos desempenhem um papel cada vez mais importante em soluções tecnológicas e ecológicas no futuro.
Se você deseja saber mais sobre a história do TNT, onde e como ele pode ser utilizado, continue navegando pelo nosso blog. Para conhecer nossa vasta gama de produtos, clique aqui.