
Fazer suas próprias sacolas em nãotecido (TNT) pode ser um ótimo diferencial para sua marca, loja ou seu evento. Além de personalizáveis e sustentáveis, essas sacolas agregam valor ao produto entregue e reforçam a imagem da empresa. Seja para levar ao mercado, usar no dia a dia, dar de lembrancinha e até mesmo brinde, essas sacolas podem durar muito mais do que aquelas populares, de plástico. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o passo a passo de como fazer sacola de TNT.
Popularmente conhecidos como TNTs, os nãotecidos são materiais têxteis confeccionados a partir do entrelace de fibras de polipropileno por processos mecânicos como agulhas, sopro de ar quente ou até uso de substâncias químicas que funcionam como adesivos. Com isso, o processo de transformação de fibras em fio, também chamado de tecelagem, não é necessário.
Utilizado, principalmente, para a decoração, esse material possui características únicas que o tornam muito desejado em diversos setores, entre elas podemos citar:
Utilizadas em diversas ocasiões, as sacolas de TNT podem ser facilmente confeccionadas em casa, com poucos produtos. Apesar de poder ser feita com qualquer tipo de TNT, é recomendada a utilização daqueles com gramatura entre 40 g e 45 g, uma vez que suportam o peso de até 40kg.
Quanto maior a gramatura do TNT, maior será sua capacidade de sustentar os objetos carregados. No entanto, quanto mais grosso, mais difícil será de realizar a costura da peça.
Antes de entrar no passo a passo, vale destacar os benefícios desse tipo de material:
Primeiramente, certifique-se de ter todos os materiais à mão quando for fazer sua sacola. Você irá precisar de:
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Faça a pré-medida do TNT, definindo o tamanho da sacola (largura × altura) mais as margens de costura e bate-frente, se houver. Se for uma produção para loja ou evento, calcule quantas unidades serão necessárias.
Marque as medidas da sacola com lápis, caneta ou giz. Perceba que a parte onde você cortou a borda do tecido vai ser a parte de cima da sacola, ou seja, onde ficam localizadas as alças. Segure a dobra na parte de cima, corte e deixe as bordas soltas. A parte de baixo não precisará de corte, uma vez que será o fundo da sacola.
Após esses processos, volte a dobrar o TNT ao meio mais uma vez, juntando as bordas das laterais para marcar o desenho das alças, contando em cima delas para obter as alças. Desvire tudo o que você fez até agora e repare que formaram dois moldes que servem para duas sacolas.
Deste modo, basta costurar as laterais pelo avesso de cada sacola e, em seguida, desvirar para esconder a costura. Nesse passo, a utilização da máquina de costura é a mais recomendada. No entanto, você também pode costurar à mão, exigindo mais paciência e concentração.
Com os materiais certos e seguindo o passo a passo acima, você pode produzir sacolas funcionais e visualmente atraentes para sua loja, seu evento ou sua campanha. Lembre-se, é possível soltar a imaginação e confeccionar peças de diversas cores, estampas e tamanhos. Entre em nossa vitrine virtual e escolha os modelos de TNT que mais combinam com você, para isso, clique aqui.
Artigo Publicado em: 29 de ago de 2022 e Atualizado em: 15 de dez de 2025