Produtos Nãotecidos que Mais se Destacam. O TNT tem se tornado cada vez mais popular, principalmente em setores que fogem da decoração. Por serem materiais versáteis e com propriedades únicas, os não tecidos podem ser utilizados para mais de uma função, em praticamente todos os setores do mercado.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os produtos fabricados a partir dos nãotecidos e quais deles mais se destacam.
TNT, ou nãotecidos, são materiais têxteis confeccionados a partir do entrelace de fibras de polipropileno por processos mecânicos como agulhas, sopro de ar quente ou até uso de substâncias químicas que funcionam como adesivos.
Devido aos diversos tipos de produção, os tnts podem ser divididos em mais de uma categoria, sendo que cada uma possui propriedades específicas além de apresentarem maciez, facilidade de corte, atoxidade, hipoalergênica e outros aspectos.
Os principais tipos de TNT disponíveis no mercado e mais utilizados em muitos setores são:
Fabricado por meio do polímero (polipropileno) esticado em um padrão que se assemelha a uma teia, esse tipo de TNT conta com a adição de processos de ligação químicos, térmicos ou mecânicos onde as fibras formam um tecido forte e durável.
Fabricado a partir de jatos de água de alta pressão aplicados a uma ou mais camadas de teia de fibra, esse nãotecido apresenta irregularidade no padrão de entrelaçamento das fibras, o que o torna muito mais forte e absorvente.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Fabricados por meio do sopro de ar quente, o tnt meltblown possui uma matriz linear responsável por formar fibras longas e finas que, quando submetidas a jatos de ar quente e forçados a uma tela, produzem um tecido na forma de um filtro fino e alto-colado.
Fabricado com duas ou mais camadas do não tecidos spunbond e meltblown, esse tipo de tnt tem diversas propriedades como a resistência, durabilidade, absorção e barreira bacteriana, por exemplo.
Mais de 45% da produção nacional de TNT é utilizada em áreas de higiênicos descartáveis como fraldas, lenços umedecidos e absorventes femininos. Além disso, com a pandemia nos últimos dois anos, a produção de máscaras de proteção facial também ajudaram no crescimento do TNT.
Produtos de uso hospitalar como aventais, toucas, propés, lençóis e roupas cirúrgicas também derivam dos nãotecidos e correspondem a aproximadamente 6% da produção total.
Além disso, outros setores como o automotivo, de construção civil, filtração, limpeza, agronegócio, vestimenta e calçados também fazem uso desse tipo de material para a composição de revestimentos, carpetes, mantas para estabilização de solos e subsolos, mantas para contenção de encostas, filtros de ar, pó, gases e líquidos, panos de limpeza no estilo Wipes, material para coberturas, embalagens, forros e isolantes, entre outros milhares de produtos que podem ser feitos a partir desse material.
Podemos dizer que os benefícios de usar os Nãotecidos vão muito além do custo benefício, isso porque esse material possui longa duração e resistência, o que possibilita que além de ter um único uso, possa ser reutilizado mais vezes em diferentes funções.
Além disso, sua alta capacidade de incorporação em diferentes propriedades e adaptabilidade a outros materiais, o torna o recurso ideal para atender a diversas necessidades específicas do mercado e/ou consumidor.