Máscara N95. Apesar de ficar em alta desde a pandemia do novo coronavírus, as máscaras N95 já eram utilizadas como meio de proteção em alguns setores de trabalho. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que significa a sigla N95 e quais são os benefícios desse tipo de máscara em detrimento aos outros modelos presentes no mercado.
Se você deseja saber mais sobre o que significa máscara N95 e qual sua importância atual para a população não deixe de acompanhar este artigo.
As máscaras N95 se tornaram mais comuns para a população em geral depois do aumento dos casos de Covid-19 em 2020. Desde de então, muitas pessoas passaram a se perguntar o que é e como funciona uma máscaras N95.
A N95, também conhecida no Brasil como PFF-2, é considerada uma máscara de padrão ouro para a proteção das vias respiratórias. Isso porque ela tem uma capacidade de filtrar partículas, principalmente aerossóis.
A capacidade de filtragem superior a 95% deriva do uso do polipropileno em sua produção. Essa fibra termoplástica sintética é feita a partir de combustíveis fósseis como o petróleo e também está presente em outros tipos de máscaras protetoras.
Para criar essa proteção, as fibras de polipropileno são fundidas em um processo chamado extrusão de sopro com fusão. O resultado final é uma trama respirável que pode filtrar micro-organismos e evitar contaminações.
Antes do início da pandemia, esse tipo de máscara facial era muito utilizado em trabalhos agrícolas e industriais, filtrando elementos tóxicos para a respiração, como químicos, fumaça e poeira.
ATENÇÃO
Trabalhamos com o fornecimento mínimo de 50 metros
Para usá-la corretamente é preciso seguir algumas instruções como se atentar ao ajuste adequado ao rosto, manuseamento e ao seu tempo de uso.
Além da N95, existem outros tipos de máscaras faciais produzidas a partir do nãotecido. As máscaras em TNT são produtos fabricados para a proteção das vias respiratórias, tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora.
Por este motivo, são muito utilizadas em centros médicos, estéticos, odontológicos e por profissionais que lidam com a produção alimentícia. Geralmente, esses produtos são fabricados a partir do nãotecido SMS-SMMS, ou seja, a junção de dois tipos diferentes de TNT, o Spunbond e o Meltblown.
As fibras de polipropileno dão origem aos nãotecidos, popularmente conhecidos como TNT, um tipo de material têxtil que possui diversas características únicas resultantes do processo de produção que não utiliza a tecelagem (transformação das fibras em fios), e sim processos mecânicos onde as fibras são posicionadas em camadas, bem cruzadas, unidas mecanicamente com agulhas, adesivos ou por meio de calor.
Por ser um produto versátil, o TNT está presente em diversos setores, dando origem a diferentes produtos e composições. Atualmente, além do setor da saúde, esse nãotecido é frequentemente usado na composição de artesanatos e decoração, no entanto, está presente em mais lugares do que você imagina.
O TNT é muito conhecido pela sua alta resistência e ótimo custo-benefício. Mas, além desses dois pontos principais, existem outros fatores que ajudam a elevar a qualidade do não tecido, o tornando ideal para diversas finalidades. Entre as principais características e propriedades do TNT, podemos citar:
Para saber mais sobre o TNT e tirar suas dúvidas em relação a máscaras confeccionadas a partir dele, clique aqui.